Seja bem vindo!

"Estamos nos organizando para desorganizar" . Pode parecer uma frase dos chamados "rebeldes sem causa", mas não é. Hoje presenciamos em nossa cidade um cenário apático e vicioso! E Para debatermos sobre todas essas causas, esse blog vem para supir nossa falta de discursões sobre os rumos que a nossa terra vem tomando!!!!. Toda semana estaremos aqui com materias novas e contaremos com a participação especial na edição de reportagens de três pessoas por semestre, sendo renovada sua participação se assim o deseje. Nesta primeira etapa desse debate contaremos com a participação de grandes pessoas que sempre participaram das mesas de discursões sobre temas de interesse da nossa cidades e que representem os seguimentos de nossa sociedade como Carlinhos, residente da AEIPI, João Paulo estudante de Enfermagem da UFBA e Geisa estudante de Comercio e Exterior na Cairu. Sinta-se em casa!!! Aproveite, pois aqui você pode se expressar livrimente! ........................................................................................... Abraços ..Ulisses.Mascarenhas ............................................................................................ ............................................................................................................... ..........OBS: As matérias são postadas de baixo para cima.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Ipirá Debate Sobre OPORTUNIDADES PARA OS JOVENS




Para falar sobre as oportunidades dos jovens em Ipirá, temos que fazer uma breve viagem no tempo na nossa história como ipiraenses... me acompanhem!
Muitas vezes quando criança (nem faz tanto tempo assim !!!) ouvir falar que o couro do Malhador empregava muitos jovens garantindo-lhes o sustento de suas famílias...acreditava que sim. Tempos depois vieram o furacão chamado " Fábrica de Carteiras", porém dessa vez algo me soava estranho, ontem se comentava em toda a cidade que a fabrica de calçados era uma etapa nova para nossa cidade e que os jovens de Ipirá poderiam levar suas vidas dignamente... eram os tão comentados 5 mil empregos!!!
Quando vi que a fábrica iria realmente sair do papel, percebi que a "Guerra fiscal" a nova tendência do capitalismo mundial tinha chegado a nossa cidade, inserindo Ipirá num patamar jamais imaginado.
Mas com o passar do tempo, percebi claramente que os benefícios não seriam tão GRANDES quantos os declarados pelos políticos... O município deixou de arrecadar anos e anos (se bem me lembro são 20 anos) impostos com a total isenção fiscal(impostos esses que poderiam construir vários hospitais e escolas para Ipirá), o governo entrou com a ampliação da rede elétrica, terreno e a construção dos galpões.
Passado-se os anos a fábrica entrou em atividade e os tão comentados 5 mil empregos nunca foram gerados (algo não me cheira bem)!!!
Apos ter vindo morar em Salvador, muitas vezes regressei a minha terra esperando ver o falado "progresso" e tudo o que vi, foram jovens perdendo braços, dedos e o mais importante seus futuros!
Lembro-me de ficar chocado com a cena de trabalhadores indo trabalharem em pau-de-arara, trabalhando nas piores condições possíveis para sobreviverem com suas famílias por MISERÁVEIS 350 reais, me pergunto: AONDE FOI PARAR O FUTURO DESSAS PESSOAS?
Cada vez que volto para Ipirá não deixo de ficar insatisfeito em ver pessoas que até pouco tempo atrás estudaram na mesma época que eu e que hoje são simplesmente empacotadores de mercados ( deixo bem claro que não tenho nada contra esses empregos, muito pelo contrario, o trabalho dignifica o homem) .
Pergunto-vos: Será que vamos garantir a esses jovens um futuro digno? Será que suas futuras famílias vão sobreviver com dignidade com essa atual conjuntura? Ou esses jovens que amanha vão ser cidadãos atuantes de Ipirá terão que viver trancados em suas casas por não terem condições de viajar ou quem sabe poder pagar uma escola digna para seus filhos??? Porque ao que me parece Ipirá não tem escolas e sim instituições falidas, mas isso fica pra uma outra hora! Ipirá ainda não teve representantes dignos e suficientemente corajosos para lutarem por uma escola técnica ou uma faculdade ou quem sabe uma extensão pública para garantir um futuro melhor para nossos jovens.
Hoje moro em Salvador graças à luta de meus pais e de minha família e estou numa faculdade por méritos próprios, mais como ficam os jovens de minha idade que foram podados seus diretos de fazerem uma faculdade, de se tornarem profissionais liberais, não simplesmente coladores de sola de sapatos???
Mais ou menos dias, vai chegar o momento que Ipirá vai se tornar uma cidade de idosos porque todos os jovens terão de sair de suas cassas para tentarem um futuro mais prospero em outras cidades como já vem acontecendo!!!
Quando chegar o dia que não conseguimos garantir a presença desses jovens em Ipirá, estaremos fadados a conviver com a dura realidade de uma Ipirá “fantasma”.
Sonho com o dia onde meus amigos e filhos deles estarão estudando em uma faculdade PÚBLICA, sendo grandes agrônomos, professores, advogados sem precisarem deixar suas casas !!! É por isso que eu luto, é por isso que eu acredito, é por essa dor que sofro e é pela mesma que terei o gosto de um dia poder contribuir com minha tão amada Ipirá!!!


LUZ E SAUDE PARA TODOS!!!

Ulisses Mascarenhas

Nenhum comentário: