Em sua 26º edição, a semana de cultura de Ipirá realizada pela AEIPI ( Assosiação dos Estudantes de Ipirá) aconteceu entre os dias 02 a 11 de fevereiro com tema " Política, plolíticas públicas e participação popular", com a programação envolvendo palestras, mostras de videos, peças teatrais, shows musicais e o tão comentado festival de musica. Mais uma vez a casa dos estudantes de Ipirá, vem trazendo um tema de grande importancia para o debate social, "políticas publicas", trazendo essa discursão que esta em evidencia em esfera nacional, para um debate mais amplo informando a comunidade a trazendo esse tema para o nosso cotidiano. Mas a semana de cultura não se resumio apenas a palestras e debates, mas também abrindo espaço para os talantos de nossa cidade, onde a Ipirá mostrou novamente seu valor, reafirmando que ainda brota de sua terra varios talentos, evidenciando sua posição de seleiro natural de talentos.
Por la deram as caras figuras já muito conhecidas como a Profª. Norma e o Prof Itamar com o grupo teatral Mil façes, o vencedor do festival de música Jocaf e também Carigé com sua belissima música sobre a caboronga, porém o que não se faltava era uma geração de novos talentos em todas a áreas, desde a música à poesia, onde essa juventude vem se mostrando cada vez mais atuante em Ipirá!
A semana de cultura trouxe além de um evento belíssimo, demostrou claramente o abandono de políticas de incentivo ao entreterimento e a produção de cultura, onde na cidade depois dos festejos juninos, só existe a semana de cultura como evento grande porte e que acontece com regularidade, (ou alguém ai se lembra de algum outro evento???) mostrando nossa total carencia de opção de lazer e cultura, se resulmindo apenas as messas de bares com as mesmas músicas diminutivas de sempre (tai a deixa para uma proxima discursão)!
Apesar de alguns contratempos, a semana de cultura comprio seu papel, implicitando a importancia da AEIPI em nossa terra como gestora de cultura.
Muito se fala a respeito da AEIPI, mas poucos sabem que esse evento é quase todo arcado com recursos internos da casa, onde os estudantes durante todo o ano fazem o sacrificio de apertarem suas contas para poderem realizar esse evento, dinheiro esse que faz muito falta, pois a residencia nescessita de reformas e de uma condição alimentar mais digna a esse filhos guerreiros de nossa cidade!!!
A trancos e barrancos a semana de cultura deu seu ar da graça, trazendo muita cultura e alegria de que tanto sentimos falta em Ipirá!!!!!
Espero que todos vocês participem e deixem seus recados, comentários e sugestões, afinal vamos assumir nosso papel de cidadãos de Ipirá e contribuirmos juntos por uma melhora em nosso torrão sagrado!!!!